ATENÇÃO: este site contém projetos cujo desenvolvimento pode envolver o risco de choque elétrico danoso ou letal, além de incêndios. Os projetos só devem ser levados adiante por quem tenha conhecimento do funcionamento dos circuitos e possua total confiança na sua habilidade na área de eletrônica. Não me responsabilizo por eventuais perdas e danos pessoais ou materiais causados pela implementação dos projetos deste site. Quem escolher implementar esses projetos deve fazê-lo por sua própria conta e risco.



10 setembro 2006

Tube Screamer Chão de Ônibus

Álbum de Fotos

Tube Screamer

Bom, este é o projeto de estréia do AudioTrecos: um pedal Tube Screamer feito em casa. Vou mostrar aqui como eu fiz para quem quiser fazer também.

O circuito que utilizei foi o do site Tonepad, que tem vários circuitos legais par efeitos de guitarra. O projeto do tube screamer é esse aqui. O arquivo pdf vem com o esquemático e layout prontos.

Para fazer as placas eu imprimi o layout a laser em transparência (tentei papel glossy, papéis transfer, mas a melhor coisa mesmo foi a transparência). Tem que ser uma impressora com toner bom. Tentei várias maneiras, e para transferir para a placa sugiro fazer o seguinte:

1. Serrar a placa no tamanho certo e lixar as bordas
2. Limpar a placa com bombril e água
3. Secar a placa com papel higiênico e limpar com álcool isopropílico
4. NÃO colocar mais a mão sobre o cobre da placa
5. Colocar umas folhas de jornal (umas 6 ou mais) sobre uma superfície bem plana
6. Colocar a placa sobre o jornal, com o lado do cobre para cima
7. Colocar o transfer por cima da placa com o lado da impressão para baixo
8. Colocar mais umas folhas de jornal por cima - com cuidado para não tirar a transparência e a placa do lugar
9. Passar o ferro por uns 5 minutos na temperatura de algodão - no começo tomar cuidado para a transparência não sair do lugar, e ir aumentando a pressão depois, passando sobre toda a placa uniformemente
10. Deixar esfriar
11. Colocar a placa em um recipiente com água e retirar cuidadosamente a transparência
12. Se o toner não pegar bem na placa, dá para retocar com caneta de retroprojetor de ponta fina, ou tirar o toner da placa com bombril e fazer tudo de novo, se ficar muito ruim. Com a prática acaba ficando bom.

A parte do transfer é a mais enjoada, por isso coloquei aqui como eu fiz. Não vou entrar nos detalhes de como corroer placa de circuito impresso, não tem muito segredo e dá para achar no Google como faz. É só lembrar de tomar cuidado ao manusear o percloreto, usar luvas, etc. Recomendo também passar verniz soldável em spray na placa depois de corroer.

Depois é preciso furar a placa e soldar os componentes. A parte de eletrônica é bem simples, dá par fazer como um primeiro projeto de áudio, não dá choque não :) Os componentes são todos fáceis de encontrar em qualquer loja de eletrônica, exceto pela chave DPDT, que dá pra comprar pela internet no site da MultComercial.

A parte mais interessante (e que deu mais trabalho tb) foi a construção da caixa do pedal, que eu fiz usando chapas de alumínio tipo aquelas usadas em chão de ônibus ou em carros tunados (também chamam de carpete de alumínio ou coisa assim).

Para fazer a caixa serrei e dobrei as chapas em duas partes. Para uní-las usei cantoneiras de alumínio bem finas (10x10x3mm), rebitadas em uma parte e parafusadas na outra.

Galeria de fotos da construção - tem só fotos tiradas de celular, estão meio ruins - depois vou postar fotos melhores do pedal pronto e dos detalhes. Tem uns desenhos em CAD também, que eu fiz mais para treinar e também para tirar os templates da furação.

Eu fiz dois pedais desse, um para mim e outro para um amigo do trabalho. Deu alguns paus mas estão funcionando até agora. O som é bem legal, depois vou gravar alguma coisa e postar aqui. Se bem que a única distorção que eu já tive além dessa foi a da minha Zoom 505, então... Como eu achava ela muito ruim resolvi fazer esse pedal... É beeem melhor, mas não é uma distorção pesada. Eu queria na verdade fazer um DS1, que parece ser um pouco mais pesado, mas o circuito era mais complicado então resolvi fazer o TS mesmo. No fim, valeu a pena, o som é legal e o pedal ficou estiloso :)

Depois eu também fiz uma caixa 2x12 e um amplificador de 100W transistorizado. Depois vou postar os detalhes da construção aqui. Eu coloquei as fotos da construção da caixa e do amplificador no Flickr para quem quiser ver.

Até,

Fernando

19 comentários:

Anônimo disse...

Cara tbm to montando um pedal, é o blue clipper da tonepad, mas acho q não funcionou pq liguei os fios errados nos jacks, vc pode me ajuda?

Meu e-mail
douglascalabres@hotmail.com

Valeu...............

lfchavier disse...

Douglas, respondi no seu email

Smith disse...

cara,legal sua ideia da dobradeira,vou usar ela....
E vc usou chao de onibus...hahaha...eu to usando chapa de calha pra fazer meu pedal....

Smith disse...

eu queria saber qual a vantagem de caixa metalica sobre a de madeira?...
vc pode me responder isso?

lfchavier disse...

Blz Lucas?
Até que ficou estiloso usando chão de ônibus, não ficou? hehehe
A vantagem de caixa metálica é a blindagem contra ruídos externos no circuito do pedal, para evitar "zumbidos".

Flw!

Michel Terres disse...

ola, adorei a ideia do chão de onibos, muito melhor que a minha ideia da fonte atx hahahahaha, eu gostaria de saber quanto tu cobraria pra fazer uma carcaça dessas pra mim?

lfchavier disse...

michel,
Infelizmente vou ficar te devendo cara... Mal consigo terminar meus projetos, não tenho como fazer pra fora...
Abç

Michel Terres disse...

sem problemas hehe, eu vo tentar fazer um desses, eh que eu tambem ando sem tempo de terminar os meus, ateh hj só tive tempo de fazer a pintura de 1 só hahahahaha

Unknown disse...

ow mano eu num intendo nada dakilo pq tah tudo em inglês ajuda aew !
vlw
eu tenho um projeto ake mas é de fuzz !
flw
ah me add aew no msn e me manda as ajudas no email
se puder
iago_guns@hotmail.com

Unknown disse...

queria pedir ajuda na tradução também haha,

me add ae, watanabe_rafael@hotmail.com

Everaldo disse...

Cara que prazer poder falar na sua página, mas vamos ao assunto, estou querendo construir um tube screamer como primeiro projeto e estou com algumas dúvidas, se não for incomodo da minha parte me add no msn (everasdead@hotmail.com), gostaria de saber com detalhes os componentes que vc usou !
desde já agradeço

Heitor disse...

Olá ,.,cara fiko muito feraaaaaa parabéns,
porem estou com aldumas duvidas sobre o esquema elétrico

meu email é
Heitor_de_toledo@hotmail.com (si vc qser me add no msn tbm,fico muito grato)

Abração e valew

Unknown disse...

Fernado, por favor me ajuda!!!!!!!
montei o tube screamer em uma protoboard pra testar, só que ficou com ruído.
O que você montou ficou com algum ruído? ou o som está saindo totalmente limpo.

Será que depois de enclausurado na caixinha o ruído vai sair....

Anônimo disse...

favor posta mais fotos das ligações fazendo favor ,.,.achu q iria ajudar ainda maissssss
valew abração

Engenheiro Mineirinho disse...

Deixa eu dar uma dica...

Esquentar a placa de cobre com o ferro antes de por a transparencia por cima da um bom resultado, evita de que alguma trilha de toner fique ainda grudada na transparencia, o problema é que ai vc tem de cortar a placa so depois de transferir o lay out. pq ela vai ta quente e nao vai da pra ficar acertando o trem por cima dela.

Unknown disse...

amigo, quanto vc gastou pra fazer esse pedal? pq eu não sei nada de eletrônica e um amigo vai fazer pra mim. obrigado

gabriel disse...

Vc teria interrese de vender seu pedais? quais mais vc faz?
responda em meu e-mail :
gabriel-gns@hotmail.com

Anônimo disse...

Cara me passa o contato desse Elliot, quero comprar a placa pronta dele..e montar um pra mim tambem!!!

Jefteguitar@hotmail.com

Jefter

jefter disse...

Cara me passa o contato desse Elliot, quero comprar a placa pronta dele..e montar um pra mim tambem!!!

Jefteguitar@hotmail.com

Jefter